Vivências
A abordagem Reggio Emília busca potencializar as habilidades das crianças, proporcionando o benefício de um desenvolvimento integral e ativo.
A vivências planejadas nos espaços investigativos da Nossa Escola, colocam em evidência o protagonismo infantil, propondo que a criança seja agente de seu próprio desenvolvimento.
Ponzio (2019) nos diz que a criança "é sujeito de aprendizagem e de direito", sendo assim, o conhecimento dos nossos mini protagonistas não são conquistas automáticas, são construções e elaborações desenvolvidas por elas mesmas, e como nos orientou Maria Montessori, umas das bases de nossa rica abordagem:
"Liberte o potencial da criança e você a transformará para o mundo"
A escola é um espaço de inclusão, de convívio social e assim de respeito às diferentes culturas familiares. Foi através do livro “Uma história de páscoa”, que o assunto foi desenvolvido através do lúdico e do imaginário.
Criar e sentir caminham em consonância. Criação exige sentimento e texturizar uma obra desenvolve a sensibilidades do tato como um escultor ao tocar a sua escultura, ou um tecelão, que tece a vida por suas próprias mãos.
Instigar a imaginação vai além de uma breve apresentação artística, é um convite ao ato reflexivo de maneira intencional com o objetivo de ser imerso em seus traços cheios de significado.
Nesta proposta, nossas crianças protagonizaram a CRIAÇÃO do mar, mediante ao processo imaginativo explicitado em cores azuis.
Explorar promove a investigação aprofundada para descrever as semelhanças e as propriedades de diferentes objetos. Desta forma, podemos expandir o conhecimento de mundo que nos rodeia aplicando diferentes formas de olhar e sentir, aprimorando o pensar crítico.
Apresentar diferentes formas de se contar uma história abre um leque de possibilidades para utilizar a imaginação e colocar em prática a criatividade. Mergulhar no mundo imaginário é a realização mágica de uma habilidade importantíssima no desenvolvimento infantil para que no futuro a criatividade se estabeleça de forma potente.
Conhecer a diversidade cultural existente nas identidades estimula o refletir acerca das diferenças. Observar novos rostos nos remete ao respeito em relação ao próximo, afinal, todos somos iguais, porém, diferentes.
A principal intencionalidade da junção dessas duas vivências propostas pela professora Alice Maria é demonstrar o interesse pela literacia, ampliar as experiências sociais, atuar no desenvolvimento da imaginação, do socioemocional e da autonomia, além de explorar os aspectos e as percepções de novas descobertas.
A proposta inicial foi o trabalho da competência socioemocional das famílias e das crianças. O conhecimento da história do outro promove o respeito ao próximo, pois muitos valores foram trabalhados, bem como a diversidade de configurações familiares existentes. Ao ser colocada em exposição, a história da criança em formato de poesia foi valorizada por ela mesma e pelos colegas.
A elaboração de uma biblioteca circulante que visa a troca de livros de todos os envolvidos, faz com que a criança seja imergida na cultura letrada em um mergulho na literatura brasileira. Esta proposta foi orientada por toda a equipe pedagógica.
Este projeto orientado pela professora Alice Maria, enfatiza o valor histórico de cada criança no contexto social em que ela está inserida, destacando a importância do sentimento de pertencimento, relevando as marcas construídas em diversos ambientes sociais.
Oferecer diversos tipos de riscadores amplia o campo de pesquisa da criança e abre um leque de possibilidades acerca da investigação de traços e desenhos, trás a reflexão do que pode ser realizado levando em consideração suas especifidades.
Trabalhar o corpo envolve a diversidade de objetos que podem ser manipulados por ele de várias formas. Com os cilindros de múltiplos tamanhos e diferentes pesos, podemos criar muitas possibilidades, como fazer de conta que temos uma luneta para observar as mínimas coisas ou um cavalo para cavalgar no parque.
Aprender a dominar o corpo faz parte do autoconhecimento e realizar a observação por meio da dança em frente ao espelho promove um olhar mais atento aos movimentos aplicados, bem como o relançamento dos movimentos em situações diferentes.
Falar sobre o cuidado com meio ambiente é importantíssimo e, por este motivo, o grupo 5 orientados pela prô Kety Mignoto, realizou pesquisas para descobrir qual a melhor forma de separar o lixo e que fazer com ele.
As vivências dos bebês devem ser sempre voltadas para a sensorialidade, pois desta forma, eles experienciam com os sentidos presentes em nosso corpo, sendo preparados para novas etapas.
A melhor forma trabalhar cores no berçário é por meio das tintas caseiras que podem ir na boca, afinal, nossos bebês estão na fase oral.
O trabalho com territórios de aprendizagens proporciona a imersão na exploração do objeto em estudo, trabalhando a diversidade de conhecimentos.
O território de tecidos promove a investigação das cores, do movimento que o tecido reproduz ao ser manuseado por mãos ou tocado pelo vento, estimula a brincadeira e amplia o conhecimento de mundo.
A cultura irlandesa é riquíssima em aprendizagem.
A apresentação de temas culturais como a data comemorativa de St. Patrick's Day trás aspectos históricos no ensino da língua inglesa e, trabalhando por projetos, promove a aprendizagem por meio da ludicidade.
Experienciar uma vivência sobre o tema "Fundo do Mar", proporciona a investigação de um ambiente com animais marinhos, trabalhando cores,formas e tamanhos, além de estabelecer a exploração sensorial do elemento água no quesito frio e quente.
O tema "Coleções" faz parte do livro didático Toni Itinerários. Esta vivência valoriza a diversidade de coleções que podemos ter como pedras, folhas, galhos, brinquedos, entre outros, além de trabalhar situações-problemas na contagem e seriação dos objetos em questão.
Neste vídeo, a Assistente de Gestão, Renata, foi convidada a apresentar a sua coleção de borrachas.
Observar o cotidiano é estar imerso na vida que nos rodeia, valorizando cada estímulo natural, cada movimento existente na natureza que gera curiosidade e constrói o pensamento.
O estudo do meio com o tema me questão, a chuva, promove o conhecimento do elemento água de uma forma natural, além de oferecer estímulos sonoros, visuais e táteis.
A Nossa Escola se preocupa em proporcionar um ambiente potente para a aquisição de novas habilidades, desta forma, a criança constrói o conhecimento acerca do tema abordado partindo de suas experiências prévias.
O ambiente letrado tem a intencionalidade de apresentar mais possibilidades de contato com as letras em que a sociedade está imergida e o trabalho com nomes próprios possibilita a apropriação das mesmas com muito significado. Sendo assim, as habilidades que precisam ser trabalhadas na pré-alfabetização estão em prática.
O Grupo 5 conheceu um pouco sobre a história de Saint Patrick's Day e os símbolos da cultura irlandesa. As crianças ouviram histórias sobre o Leprechaun, o Duende Irlandês, e elaboraram planos para capturar o nosso amigo verde, ingressando em um mundo mágico bilíngue.
A Nossa Escola busca a qualidade de ensino de forma integral, contemplando o protagonismo infantil e valorizando o pensar de cada criança em sua individualidade.
Esta proposta foi realizada pela professora de projeto Alice Maria com o intuito de apresentar uma vivência literária de qualidade.
A Nossa Escola optou pelo trabalho de projetos no contraturno para os alunos que ficam em período integral. Assim, realizamos uma assembléia para discutirmos qual tema será abordado e o assunto que mais repercutiu foi o Sistema Solar. Este projeto teve duração de um mês.
Como o principal interesse do nosso berçário nos últimos dias foi o réptil "Cobra", a professora Li criou uma sequência didática que contemplou todos os campos de experiência da BNCC e, neste vídeo, o campo Corpo, Gestos e Movimentos ficou em evidência.
A Nossa Escola reconhece a importância do programa bilíngue no ambiente escolar e trabalha de acordo com os interesses dos protagonistas.
Esta vivência foi realizada com o intuito de apresentar algumas partes do corpo em inglês por meio da música e reprodução da pronúncia.
Vivemos em um mundo letrado e estamos cercados pela diversidade linguística registradas em placas, rótulos, em todo o convívio social e o mais importante, em nossos nomes.
Nesta vivência a Prô Mari trouxe a proposta de internalização do conhecimento do nome próprio, bem como dos nomes dos colegas, promovendo um ambiente letrado partindo da valorização da identidade.
No contexto inicial de um ano que começa, todos precisam se adaptar, afinal são novos tempos, novos olhares, novos colegas, um novo ambiente e uma nova professora. Nesta perspectiva, a Nossa Escola investe em um projeto que contempla a competência socioemocional das crianças e da equipe.
Esta vivência foi uma proposta realizada pela professora Priscilla que, para estabelecer o vínculo com as crianças, ofertou uma vivência rica em aprendizagem e investigação sensorial.
Durante a apresentação das cores, nossos protagonistas decidiram realizar uma pintura bem grande e o registro final foi um painel lindo! As crianças expandiram a imaginação e a criatividade, realizando uma pintura abstrata com muitas possibilidades coloridas. Descobriram que as cores podem se transformar em outras!
A contação de histórias, sejam espontâneas ou a partir de um livro, favorecem na expansão da imaginação, no desenvolvimento da criatividade, além de despertar o prazer em ouvir, participar e criar histórias.
A principal intencionalidade deste vivência é permitir a exploração tátil na criação de estruturas e formas, expandir a criatividade e desenvolver a atenção.
Será que eles gostaram?
Sabemos que adaptar-se em um novo ambiente requer coragem!
Em uma adaptação, os protagonistas estavam refletindo sobre as cores e questionaram: como podemos deixar a nossa sala mais colorida? O aluno em adaptação sugeriu que o teto fosse pintado!
A Prô Pri correu buscar os materiais necessários para tal feito e o resultado foi um registro em tecido incrível colocado no teto, simbolizando a pintura desejada. O nosso aluno novo se sentiu seguro ao ver que tinha voz ativa naquele ambiente!
Hello, my friend!
Nesta proposta bilíngue, a teacher Letícia provocou a investigação corporal dos protagonistas do Grupo 3. Esta vivência abriu um leque de possibilidades acerca das partes de nosso corpo e suas funcionalidades por meio da língua inglesa.
Muitas propostas musicais foram apresentadas para os nosso bebês protagonistas e a "Cobra" gerou muita curiosidade, afinal, "A cobra não tem nem mão, então, como ela sobe no pezinho de limão?".
Foi uma experiência sensorial enriquecedora que gerou um registro incrível, além de ampliar o conhecimento de mundo através dos pés!
A proposta desse projeto foi direcionada pelos nossos protagonistas no intuito da realização de pesquisas sobre o meio ambiente e formas de preservá-lo. Um dos principais questionamentos foi acerca do que se pode produzir com materiais que seriam descartados como lixo e chegaram a conclusão de que a criação de brinquedos era bem-vinda!
Na Semana Literária, a Equipe Pedagógica da Nossa Escola se reuniu para planejar um período prazeroso entre escola, família e aluno.
O processo de elaboração do nosso Varal de Poesias teve como principal intencionalidade favorecer a competência socioemocional de nossas famílias. Pedimos para que elas refletissem em um dia muito especial e criassem uma poesia sobre este marco. O resultado foi o registro familiar incrível em exposição para que todos pudessem contemplar!
Este projeto foi colhido e votado por nossos protagonistas e, durante o processo, foram contemplados todas os campos da BNCC.
A principal intencionalidade deste projeto é expandir o conhecimento de si e do outro, potencializando o valor da identidade, compreendendo a funcionalidade de partes do corpo que as crianças consideraram importante.
Nota-se que a curiosidade foi um fator preponderante para um aprofundamento no tema, pois o "Zé", nosso esqueleto, foi o objeto de estudo que levou as crianças a refletirem sobre o interior do nosso corpo.
Este projeto foi colhido e votado por nossos protagonistas e, durante o processo, foram contemplados todas os campos da BNCC.
A principal intencionalidade deste projeto é expandir o conhecimento de si e do outro, potencializando o valor da identidade, compreendendo a funcionalidade de partes do corpo que as crianças consideraram importante. Um aprofundamento no tema foi realizado e os registros começaram a tomar forma.
Este vídeo tem como objetivo apresentar os registros de nossos protagonistas. Vamos falar um pouco sobre como é realizado o processo?
Por meio de assembleias, a Nossa Escola colhe informações importantíssimas sobre o saber prévio em consonância as curiosidades que surgem. Desta forma, conseguimos selecionar uma nova vivência por meio de votações e contemplar todos os campos de experiências na BNCC.
Durante o processo, nossos exploradores investigam o assunto em pauta utilizando diferentes linguagens: artística, corporal, oral, musical, teatral, entre outras diversas formas de comunicação.
Aguardem, estamos colhendo registros incríveis!
"O Caso do Bolinho - Tatiana Belinky"
"A intenção de inserir a história no contexto escolar é de propiciar cultura, conhecimento, princípios, valores, educação, ética, além de contribuir para uma boa construção de relacionamentos afetivos saudáveis".
"Viro, Vira Virou - Estevão Marques e Grupo Tri"
"(...) A iniciação musical deve ter como objetivo durante a idade pré-escolar, estimular na criança a capacidade de percepção, sensibilidade, imaginação, criação e age como uma recreação educativa, socializando, disciplinando e desenvolvendo a sua atenção."
Winn (1975, p. 32
Pintura com as Mãos!
De acordo com o RCNEI do MEC e a Proposta Pedagógica para a Educação Infantil, o trabalho com Arte Visuais tem como objetivo ampliar o conhecimento de mundo que as crianças possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística, além de comunicar pensamentos e sentimentos e desenvolver o processo criador.
Território Colorido
"A arte promove o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos necessários a diversas áreas de estudos; entretanto, não é isso que justifica sua inserção no currículo escolar, mas seu valor intrínseco como construção humana, como patrimônio comum a ser apropriado por todos."
(Iavelberg, 2003, p. 9)
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